Concentração de soluções

Quando levamos um susto não é difícil acontecer de alguém nos oferecer um copo de água com açúcar para nos acalmarmos, esse nosso “calmante” pode estar muito ou pouco doce. Quimicamente falando, o que pode variar é a concentração do açúcar. Quanto mais doce estiver, mais açúcar está dissolvido, ou seja, mais concentrada está a solução. O que talvez você saiba, é que água com açúcar NÃO possui o menor efeito calmante. 😬


O conceito “concentração” é amplamente usado em nosso cotidiano. Cansamos de ler rótulos de produtos, tais como "suco concentrado" ou "amaciante concentrado" e ainda ouvimos muito falar em concentração disso ou daquilo. 

Vale a pena relembrar: Uma solução é sempre composta de duas coisas: 

As principais unidades de concentração usadas no laboratório são: Concentração Comum (C);  Molaridade (M);  Título (%); •Molalidade (W); PPM. 

Concentração Comum (C) 

A concentração comum (C) nada mais é do que a relação entre a massa do soluto (o que está dissolvido) e o volume da solução.

É uma maneira simples de entender o quão "forte" ou "fraca" uma solução é. Por exemplo, se você tem uma solução de sal com uma concentração comum de 1g/L, isso significa que há 1g de sal dissolvido em cada litro de solvente (geralmente água). Quanto maior a concentração comum, mais soluto está presente em relação ao solvente, tornando a solução mais concentrada. 


A concentração comum de uma solução pode ser expressa em várias unidades, sendo a mais comum a de gramas por litro (g/L). Para calcular essa concentração, basta substituir as informações na fórmula para encontrar a concentração, a massa ou o volume desejados. A regra de três também pode ser utilizada para calcular a concentração, identificando a incógnita e relacionando-a com os dados fornecidos.

Nas provas, a concentração comum pode ser abordada de diferentes maneiras. De forma geral, as questões fornecem a massa e o volume, e pedem a concentração como incógnita.


Pode ser representada assim OU:
Onde: 

Exemplo: Se dissolvermos 20 g de sal de cozinha (NaCl) em 500 mL de solução aquosa. Qual a concentração do sal nesta solução?

 m1 = 20 g                     

V = 500 mL = 0,5 L


Densidade (d

A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. 

Matematicamente, a densidade de um material é calculada dividindo a massa (m) da solução pelo volume (V) da solução. 

Geralmente, a massa é expressa em gramas(g) e o volume, em mililitros (mL).

Muito cuidado para você não confundir concentração comum com densidade. A concentração comum indica a quantidade de soluto em um determinado volume de solução. Já a densidade nos indica a massa de um determinado volume da solução.

Exemplo: Uma solução de 500 mL foi preparada dissolvendo 50 g de NaOH (s) em 500 g de água. Determine a densidade da solução em g/L.


m1 = 50 g

m2 = 500 g

Logo, m = 50 + 500 = 550g

V = 500 mL = 0,5 L


Título (%) ou Porcentagem em Massa 

A porcentagem em massa, ou título em química, é uma medida muito útil para expressar a porcentagem de massa do soluto que existe na solução,

Ela nos permite entender facilmente a proporção de um componente específico em relação à massa total da mistura. 

O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100. Além disso, existe a porcentagem em volume da solução.

Exemplo: Qual é o título de uma solução de água sanitária que foi preparada pela adição de 25 g de hipoclorito de sódio (NaClO) em 475 g de água?

m1= 25g

m2= 475g

Logo m= 475 + 25 = 500g

Título (%) ou Porcentagem em Volume 

O título ou porcentagem em volume são modalidades de concentração que determinam a quantidade de volume de soluto por volume de solução. 


Relação entre concentração comum, 

densidade e título em massa

Como já se sabe, o título, a concentração em g/L e a densidade em g/mL são definidas, respectivamente, como:

Dividindo C por T, e como temos d = m/v, teremos:

Exemplo: Uma solução aquosa de cloreto de potássio (KCl) tem concentração igual a 250 g/L e densidade de 1,25 g/mL. Qual o título dessa solução?

Resolução:

C = 1 000 · d · τ 

 250 = 1 000 · 1,25 · τ 

τ = 0,2 ou τ = 20 %


Materiais disponíveis: 

QUÍMICA - CONCENTRAÇAO DE SOLUÇÕES - APRESENTAÇÃO.pdf

Aprenda mais: 

Apostila Concentração.pdf